INTRODUÇÃO À ENQUADRAMENTO
No começo do cinema existiam apenas 3 enquadramentos: Plano Aberto, Plano Médio e Plano Fechado. Com o passar do tempo novos tipos de enquadramento foram sendo experimentados, mas tudo varia desses 3.
Os planos são:
PLANO GERAL (PG) - Com um ângulo visual bem aberto, a câmera revela o cenário à sua frente. A figura humana ocupa espaço muito reduzido na tela. Plano para exteriores ou interiores de grandes proporções.
PLANO DE CONJUNTO (PC) - Com um ângulo visual aberto, a câmera revela uma parte significativa do cenário à sua frente. A figura humana ocupa um espaço relativamente maior na tela. É possível reconhecer os rostos das pessoas mais próximas à câmera.
PLANO MÉDIO (PM) - A figura humana é enquadrada da cintura para cima.
PLANO AMERICANO (PA) - A figura humana é enquadrada do joelho para cima. Foi criado para os filmes de Faroeste, para dar mais destaque ao saque armas na cintura dos pistoleiros.
PRIMEIRO PLANO (PP) - A figura humana é enquadrada do peito para cima. Também chamado de “CLOSE-UP, ou “CLOSE”.
PRIMEIRÍSSIMO PLANO (PPP) - A figura humana é enquadrada dos ombros para cima. Também chamado de “BIG CLOSE-UP” ou “BIG-CLOSE”
PLANO DETALHE (PD) - A câmera enquadra uma parte do rosto ou do corpo (um olho, uma mão, um pé, etc.). Também usado para objetos pequenos, como uma caneta sobre a mesa, um copo, uma caixa de fósforos, etc.
PLONGÉE - Palavra francesa que significa “mergulho” – quando a câmera está acima do nível dos olhos, voltada para baixo. Também chamada de “câmera alta”.
CONTRA-PLONGÉE - Com o sentido de “contra-mergulho” – quando a câmera está abaixo do nível dos olhos, voltada para cima. Também chamada de “câmera baixa”.
A seguir imagens que exemplificam os planos cinematográficos.