top of page

O QUE FAZ O DIRETOR DE FOTOGRAFIA?

Um filme só passa a ser um filme quando acaba, porque enquanto assistimos mergulhamos tão fundo que a projeção passa a ser nossa própria realidade, despertando nossas emoções. Exatamente por isso é que a maioria das pessoas, quando diz que um filme é ruim é porque não provocou nada nela. Essa é a função do diretor de fotografia. Utilizando a técnica de escrever com a luz, ele tem a missão de reunir uma seleção de imagens que informem e encantem ao mesmo tempo. Um exemplo claro de imersão cinematográfica é o recente filme, O REGRESSO, drama de 2015, ganhador do Oscar 2016 de melhor Direção. Como o próprio diretor Alejandro G. Iñárritu diz: "O Regresso é uma experiência cinematográfica imersiva e visceral que capta a épica aventura de um homem por sobrevivência e o extraordinário poder do espírito humano."

Quando dizemos imersão dentro de um filme, não estamos falando apenas de uma boa trilha ou imagens que nos teletransportam. Estamos falando de todo um contexto e criação que vai da fotografia, utilização de equipamentos (lentes, estilo de filmagem, composição e trilhas) ate com a atuação do protagonista em si. A fotografia fria de O Regresso, nos faz entrar dentro da tela e participar da melancolia do personagem, o filme choca e dá uma certo desconforto pelo modo como como foi captado e editado, na real isso é brilhante.


Cena do filme "O Regresso" (2015) dir. Alejandro G. Iñárritu.

Cena do filme "O Regresso" (2015) dir. Alejandro G. Iñárritu. Direçãõ de Fotografia: Emmanuel Lubezki.

Com Leonardo DiCaprio e Tom Hardy

Sinopse: 1822. Hugh Glass parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald, que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.


O Fotógrafo de cinema (ou Diretor de Fotografia ou Cinematógrafo) é o cara responsável pelo visual do filme. Junto com o diretor, eles definem os planos, e ângulos a serem filmados, as cores predominantes, iluminação, equipamentos (câmeras e lentes), ou seja, tudo o que você vê foi feito pelo Diretor de Fotografia. Na pós-produção ele também tem um papel muito ativo. Junto do editor, irá cuidar do balanceamento de cores.

O braço direito do fotógrafo é o seu primeiro assistente, que é responsável pela limpeza e manutenção dos equipamentos, checagem de lentes, filtros e dos atributos da câmera para cada plano, como exposição, velocidade do obturador, íris (conhecida pelos fotógrafos como diafragma), uso dos filtros, focagem, zoom, profundidade de campo. Esse primeiro assistente deve conhecer muito bem o roteiro do filme, o roteiro estético criado pelo fotógrafo e os equipamentos. Um segundo assistente se faz necessário para o transporte dos equipamentos, a troca das películas ou dos cartões de memória/hds e para a montagem de tripés ou praticáveis, e também para realizar as anotações em geral. O fotógrafo também irá precisar de uma equipe de maquinistas e eletricistas, responsáveis pelo transporte e montagem dos equipamentos de luz, gruas, travellings, dollys.

Podemos dizer que o papel do fotógrafo é extremamente importante em uma produção, já que ele é o responsável direto pela captação e projeção das imagens. Para que seu trabalho saia muito bem feito, é necessário que ele e sua equipe (assistentes, maquinistas e eletricistas) trabalhem em equipe, devem estar sempre em harmonia com as outras equipes presentes nas filmagens, já que qualquer problema irá acabar prejudicando do resultado final do filme.


Fontes do texto:

http://www.lightroom.com.br/2011/10/o-papel-do-fotogrado/

http://acaboudeacabar.xpg.uol.com.br/2016/03/22/a-importancia-da-fotografia-no-cinema/


Por Trás do Blog
Siga "Movie Me"
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon

Betina Marconi

bottom of page