O ROTEIRO
O ROTEIRO é como um guia, durante a execução de uma produção. Todas as informações necessárias para que o filme possa ser feito provêm dele. Cada parte do processo de produção se baseia em indicações do roteiro. A partir dele que podemos prever e desenvolver uma lista do que será necessário para a produção do projeto, criar um orçamento prévio dos custos, encontrar os profissionais necessários para o desenvolvimento do filme. Em seguida, a equipe e o diretor de fotografia, através do roteiro, tema poderão de criar o ambiente e a iluminação que condiz com o clima e as necessidades dramáticas da história que está sendo contada.
O roteiro é peça fundamental para a direção de uma obra audiovisual, o diretor necessita do roteiro para que ele saiba o que deve ser filmado, para que ele decida como vai ser filmado. A relação do diretor para com o roteiro é de necessidade mútua. Sem o roteiro o diretor não tem um filme a ser filmado, sem um diretor o roteiro não passa de um amontoado de palavras, não cumprindo sua função básica de se tornar um filme.
"O Roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É uma forma literária efêmera, pois só existe durante o tempo que leva para ser convertido em um produto audiovisual. No entanto, sem material escrito não se pode dizer nada, por isso um bom roteiro não é garantia de um bom filme, mas sem um roteiro não existe um bom filme".
Doc Comparato
Concluindo, o roteiro é um guia para a produção de uma obra audiovisual e conta uma história, mostrando através da descrição de imagens e sons o que será visto na tela.
Texto original: https://www.tertulianarrativa.com/o-que--roteiro
Imagem do filme "Adaptação" (2002) com roteiro de Charlie Kaufman e dirigido por Spike Jonze.
Com Nicolas Cage, Tilda Swinton e Maryl Streep.
Sinopse: Um roteirista com crise existencial tem a difícil tarefa de adaptar um livro para o cinema
e pede ajuda ao seu irmão gêmeo, que tem a mesma profissão.